quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL DIA 25/12/2011


MENSAGEM DE NATAL DIA 25/12/2011
Nesta noite de festa em que muito temos a celebrar nos reunimos para render louvores ao Rei de toda a glória. Já fomos ministrados de muitas maneiras, sobretudo através da CANTATA FAZ BRILHAR, e, continuaremos sendo ministrados, agora, através da interpretação da palavra de Deus.
A mensagem de hoje tem o mesmo título da cantata: FAZ BRILHAR.




Vamos, então, realizar a leitura de alguns textos bíblicos separados para este momento inicial:
Isaías 9:2 - O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Esta passagem está localizada, dentro da bíblia, no antigo testamento, portanto trata-se de um anúncio do que ainda aconteceria no futuro. Mas, o que aconteceria? O que estava sendo anunciado?
Isaías estava anunciando que no futuro brilharia uma grande luz.
João 1:6-8 - Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
João, o escritor do texto acima, estava falando a respeito de outro João, o João Batista, homem de muita fé, o maior de todos os profetas (Lucas 7:27), mas que, entretanto, não era a luz. Isso já nos aponta para o caminho de que a luz seria uma pessoa, não um fenômeno, não um acontecimento, mas uma pessoa.
João estava anunciando que a luz é uma pessoa, e não é João Batista.
João 8:12 - Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Agora o próprio Jesus falava de si mesmo e apresentava-se como a luz, a luz do mundo, o maior luminar já existente no universo, pois ele mesmo criou todos os outros luminares (João 1:3).
Jesus estava esclarecendo que a luz era, e é, Ele. Jesus é a luz do mundo.
Mateus 5:14 - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Parece que este texto diz o contrário do anterior, pois se em João 8:12 Jesus é a luz do mundo como pode em Mateus 5:14 os ouvintes de Jesus serem a luz do mundo?
Sim, Jesus é a luz do mundo e nós os que recebemos sua palavra também somos. Como a lua que não tem luz própria e reflete parte da luz recebida do sol nós refletimos a luz do mundo que é Cristo, tornando-nos também luz do mundo.
Jesus está incumbindo seu povo de fazer brilhar o mundo. Então ele diz a você:



Se o povo de Deus obedecer à grande comissão de Jesus o mundo terá muita luz. MAS, PARA QUE SERVE A LUZ?
1.       Para proporcionar visão.
Isaías 9:2 - O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
O mundo, sem Cristo, não tem visão das coisas espirituais, vaga sem discernimento, está na região da sombra da morte e não vislumbra saída, não encontra solução para seu maior problema, o pecado, não consegue ver sequer uma luz no fim do túnel. A boa notícia é que Jesus é muitíssimo mais que uma simples luz no fim do túnel, ele é uma grande luz que ilumina e faz iluminar.
Jesus te chama para que você tenha visão espiritual, visão além do alcance.
2.       Para aquecer os corações.
Salmos 78:14 - De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo.
O salmista, Asafe, refere-se à longa travessia do povo de Israel pelo Deserto do Sinai, onde por cerca de quarenta anos foi protegido por uma luz de fogo que se acendia à noite.
Os desertos são lugares de clima inóspito, com grande amplitude térmica, chegando, durante o dia, perto dos 50⁰C e, à noite, próximo a 0⁰C. Então o Senhor lhes proporcionou uma fonte de luz que lhes aquecesse durante as noites da jornada.
A luz de Cristo aquece o coração, tirando-o do estado de inércia e levando-o a reagir com sensibilidade frente aos desafios impostos por situações vividas por outras pessoas. É a luz de Cristo aquecendo o coração que permite ao cristão amar ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:39).
Jesus te chama para que você tenha um coração aquecido, portanto amoroso.
3.       Para embelezar a vida.
Apocalipse 22:16 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
As estrelas compõem um belo cenário quando o tempo está aberto. Ao longo da história o ser humano sempre elevou os olhos ao céu encantado pelo espetáculo de luzes cintilantes.
O Senhor Jesus se apresenta como a resplandecente estrela da manhã, que brilha além de todas as outras, de beleza inigualável.
Na época do natal as cidades são iluminadas e isso não acontece porque se tenha alguma expectativa prática com relação às luzes, mas somente para embelezar.
Jesus te chama para embelezar sua vida, para que você embeleze outras vidas e para que você leve pessoas ao seu redor a, também, embelezarem o mundo.
Portanto:



Um comentário: